segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A dinastia "phaenomenon" das Olimpíadas de Pequim

Durou apenas 16 dias, mas com certeza jamais será esquecida por aqueles que estiveram em Pequim, durante a realização dos ultimos Jogos olímpicos.

Do Latim phaenomenon - Coisa que aparece , Coisa rara e surpreendente.

Estas são algumas das definições da palavra Fenômeno, mas a que faz mais sentido, pelo menos a meu ver, é a seguinte : " Pessoa que apresenta qualquer particularidade extraordinária ou se distingue por algum talento extraordinário "

É exatamente dessa forma que podem ser definidos os 3 mitos do esporte que desfilaram seus talentos por Pequim. Coisa rara de se ver, um marco no esporte. Daqui em diante, o esporte se divide em dois tempos, antes e depois de Pequim.

Esta dinastia sem dúvida foi a mais rápida de todo os tempos, assim como dois destes três superatletas.

Michael Phelps, o maior de todos os tempos

Não é uma foto sequencinal. Não é a mesma foto por vários fotógrafos diferentes. Não, ele não é desse planeta. Este é o maior nadador de todos os tempos, Michael Phelps, dos Estados Unidos. As fotos acima mostram para quem quiser ver, os OITO ouros que ele conquistou em Pequim. Nunca um atleta foi tão exigido fisica e psicologicamente como este rapaz.

Apesar da surpresa, o feito "já era esperado". Nos jogos de Atenas 2004, aos 19 anos, o atleta já havia conseguido a proeza de conquistar seis medalhas de ouro(100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre).


Em Pequim, mais completo e mais maduro, Phelps queria mais. E conseguiu. Foram 8 medalhas de ouro(200m e 400m medley, 200m livre, 100m e 200m borboleta e nos revezamentos 4x100m medley, 4x100m livre e 4x200m livre), 2 delas com o apoio dos companheiros no revezamento, que protagonizaram uma comemoração das mais emblemáticas da história dos jogos.


Em apenas duas participações nos jogos, Michael Phelps chegou a incrível marca de 14 medalhas de ouro olímpicas, e deixou para trás outros atletas tido como imbatíveis: Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas) somaram nove ouros. Essas medalhas representam um espanto tão excepcional pois nos dias de hoje, os nadadores são especialistas em suas provas, enquando Phelps é especialista em nadar. Por isso, com toda a certeza que Phels nos deu, posso afirmar que este é o maior nadador e "papa-ouros" da história dos jogos olímpicos.

A musa da terra fria, que derrete recordes mundiais



Yelena Isinbayeva. A agora Bicampeã olímpica conquistou a medalha de ouro como previam os especialistas, e quebrou nada mais nada menos o seu 24° recorde mundial, sendo o 16° ao ar livre e o 12° em sequência.

Não há obstáculos que Isinbayeva nao consiga saltar, com a ajuda de sua inseparável vara. Além de linda e ultra competente, a superatleta ainda mostra outro superpoder, é super simples. Isinbayeva atende a todos com muita calma e faz questão de dizer que não é nada mais que uma atleta esforçada.

A prova disso nestes jogos, foi como ela se sentiu chateada com a situação ocorruda com a brasileira Fabiana Murer, que teve sua vara "perdida" pela organização dos jogos: "Não sabia. Mas desde o começo ela parecia estar procurando algo. É que não falo com as minhas rivais durante a competição. Se ela precisasse de algo, alguma vara, poderia ter pedido. Não esperava esse resultado. Achei que ela pudesse ter pulado mais alto" disse a humilde musa russa.

Essa Isinbayeva realmente é um doce... uma delícia!

O Homem mais rápido da terra


Nas eliminatórias dos 100 m rasos, ele passeou, não teve pra ninguém. Mas na final, ele fez ainda pior. Humilhou seus adversários, e aos 70 m, já estava "solto" e comemorando a vitória, e de quebra bateu o recorde mundial. Usain Bolt é um marco no atletismo masculino. A pergunta que fica é : E se ele não tivesse comemorado antes do tempo, e fosse sério até o final? o que seria do recorde mundial ? Acho que não há resposta para essa pergunta ...

Só por desencargo de consciência, vale lembrar que essa não é a prova mais forte de Bolt. É nos 200 m que o homem raio é especialista. Nesta prova, Bolt correu sério, e novamente não teve para ninguém, medalha de ouro e recorde mundial quebrado novamente. Aí o cara não aguentou , soltou o verbo e disse : " Sou o melhor de todos os tempos ". Vai discordar ?

Não satisfeito, ele e a equipe da jamaica ainda bateram o recorde mundial em conjunto, agora no 4x100 m . Eles transformaram o recorde antigo em pó, e mais uma vez Bolt teve atuação destacada.

Usain Bolt fez história e até hoje, é o único atleta a vencer três provas no atletismo e quebrar 3 recordes mundiais em uma mesma edição dos jogos olímpicos.

E essa foi a dinastia "phaenomenon", que vai ficar marcada para sempre na memória daqueles que acompanharam os jogos olímpicos e principalmente a Michael Phelps, Yelena Isinbayeva e Usain Bolt, os eternos imperadores de Pequim .

Chegando ao fim de mais um post, agradeço a deus por permitir que acompanhasse, ainda que pela tv, o desempenho destes mitos do esporte, que terão seus nomes eternizados e encantarão gerações e mais gerações de pessoas de todo o mundo.

Só o esporte consegue criar ídolos da noite pro dia.

Um abraço a todos.


6 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma das melhores olimpíadas em questão de recorde.
Só faltou o Brasil lá em cima do pódio!

L. Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
L. Ribeiro disse...

Concordo com você sobre a importância dos jogos, da descoberta de novos atletas e cada vez mas a superação dos mesmos.
Eu queria mostrar o comportamento do povo brasileiro em relação as olimpíadas.
Fato é que é fácil bater no peito e dizer que é brasileiro com orgulho quando ganhamos alguma coisa, o problema (ou não) é que só temos hegemonia em relação às Copas do Mundo.
A minha crítica não foi às olimpiadas e sim à falta de incentivo em outros esportes, que eu tenho certeza que o Brasil tem muito potencial!
E concordo mais uma vez.. se o Brasil continuar jogando desse jeito no futebol nem esse orgulho teremos mais.

Valeu pela leitura do blog e pela crítica, um abraço.

teclys.blogspot.com

Renato Batista disse...

A olimpíada, como sempre, serviu basicamente para uma parte da sociedade perceber como é amadora a estrutura para se desenvolver um potêncial esportivo no Brasil.
Os esportes considerados "amadores" provaram, mais uma vez, que são importantes para o desenvolvimento da sociedade.

Bom texto, ótima abordagem. Só faltou um espaço para citar a "perfeita" seleção de basquete americana.

Michael Jordan contará para seus netos as histórias do completo Kobe Briant.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, muito bom mesmo, parabéns pela imensa criatividade. mágico Richard – mágico, para eventos, mágico para festas, mágico para feiras, mágico para convenções – mágico-mágicos

Carlos Gregorio Junior disse...

Bom, sou do blog O Sentimento Não Pode Parar
www.vascaominhapaixao.blogspot.com

Vi no Orkut que você está afim de fazer parcerias.

Pois bem, estou aqui para te fazer uma proposta.

Vi seu blog e notei que você realmente entende de futebol, graças a isso vou te fazer uma proposta.

É o seguinte, o Blog o Sentimento Não Para é um Blog que dá enfase ao futebol, ao Vasco ( de um modo geral) e ao futebol feminino.

Temos quase um mês de vida e já fomos acessados por mais de 10 mil vascaínos e amantes do futebol.

Já fomos elogiados pelo blog do Lédio Carmona.

No nosso blog o leitor também pode encontrar diversas entrevistas que eu fiz com jogadores da base do vasco, com jogadores que já passaram pelo vasco e por jogadoras de futebol feminino importantes.

Até agora entrevistamos alguns nomes conhecidos pelo orkut e pelo msn, tais como:

Alinne calandrini, Érika, Renata Costa e Ketlen ( jogadoras da seleção e do Santos)

Pablo ( zaragoza e ex-vasco), dentre outros!

Queremos estender para outros esportes.

Voce topa ficar responsável por essa área?

Voce faria as postagens e poderia por o link do seu blog em todas elas, tal como seu nome!

Vc me diz o dia que podera postar, para gente organizar melhor

pode ser outro assunto também

Pode Ser?

Me Responde em no primeiro post do blog!

Valeu

CARLOS JUNIOR
BLOG O SENTIMENTO NAO PARA
www.vascaominhapaixao.blogspot.com