segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A dinastia "phaenomenon" das Olimpíadas de Pequim

Durou apenas 16 dias, mas com certeza jamais será esquecida por aqueles que estiveram em Pequim, durante a realização dos ultimos Jogos olímpicos.

Do Latim phaenomenon - Coisa que aparece , Coisa rara e surpreendente.

Estas são algumas das definições da palavra Fenômeno, mas a que faz mais sentido, pelo menos a meu ver, é a seguinte : " Pessoa que apresenta qualquer particularidade extraordinária ou se distingue por algum talento extraordinário "

É exatamente dessa forma que podem ser definidos os 3 mitos do esporte que desfilaram seus talentos por Pequim. Coisa rara de se ver, um marco no esporte. Daqui em diante, o esporte se divide em dois tempos, antes e depois de Pequim.

Esta dinastia sem dúvida foi a mais rápida de todo os tempos, assim como dois destes três superatletas.

Michael Phelps, o maior de todos os tempos

Não é uma foto sequencinal. Não é a mesma foto por vários fotógrafos diferentes. Não, ele não é desse planeta. Este é o maior nadador de todos os tempos, Michael Phelps, dos Estados Unidos. As fotos acima mostram para quem quiser ver, os OITO ouros que ele conquistou em Pequim. Nunca um atleta foi tão exigido fisica e psicologicamente como este rapaz.

Apesar da surpresa, o feito "já era esperado". Nos jogos de Atenas 2004, aos 19 anos, o atleta já havia conseguido a proeza de conquistar seis medalhas de ouro(100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley e revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre).


Em Pequim, mais completo e mais maduro, Phelps queria mais. E conseguiu. Foram 8 medalhas de ouro(200m e 400m medley, 200m livre, 100m e 200m borboleta e nos revezamentos 4x100m medley, 4x100m livre e 4x200m livre), 2 delas com o apoio dos companheiros no revezamento, que protagonizaram uma comemoração das mais emblemáticas da história dos jogos.


Em apenas duas participações nos jogos, Michael Phelps chegou a incrível marca de 14 medalhas de ouro olímpicas, e deixou para trás outros atletas tido como imbatíveis: Carl Lewis (atletismo, em quatro Olimpíadas), Mark Spitz (natação, em duas Olimpíadas), Paavo Nurmi (atletismo, em três Olimpíadas) e Larissa Latynina (ginástica artística, em três Olimpíadas) somaram nove ouros. Essas medalhas representam um espanto tão excepcional pois nos dias de hoje, os nadadores são especialistas em suas provas, enquando Phelps é especialista em nadar. Por isso, com toda a certeza que Phels nos deu, posso afirmar que este é o maior nadador e "papa-ouros" da história dos jogos olímpicos.

A musa da terra fria, que derrete recordes mundiais



Yelena Isinbayeva. A agora Bicampeã olímpica conquistou a medalha de ouro como previam os especialistas, e quebrou nada mais nada menos o seu 24° recorde mundial, sendo o 16° ao ar livre e o 12° em sequência.

Não há obstáculos que Isinbayeva nao consiga saltar, com a ajuda de sua inseparável vara. Além de linda e ultra competente, a superatleta ainda mostra outro superpoder, é super simples. Isinbayeva atende a todos com muita calma e faz questão de dizer que não é nada mais que uma atleta esforçada.

A prova disso nestes jogos, foi como ela se sentiu chateada com a situação ocorruda com a brasileira Fabiana Murer, que teve sua vara "perdida" pela organização dos jogos: "Não sabia. Mas desde o começo ela parecia estar procurando algo. É que não falo com as minhas rivais durante a competição. Se ela precisasse de algo, alguma vara, poderia ter pedido. Não esperava esse resultado. Achei que ela pudesse ter pulado mais alto" disse a humilde musa russa.

Essa Isinbayeva realmente é um doce... uma delícia!

O Homem mais rápido da terra


Nas eliminatórias dos 100 m rasos, ele passeou, não teve pra ninguém. Mas na final, ele fez ainda pior. Humilhou seus adversários, e aos 70 m, já estava "solto" e comemorando a vitória, e de quebra bateu o recorde mundial. Usain Bolt é um marco no atletismo masculino. A pergunta que fica é : E se ele não tivesse comemorado antes do tempo, e fosse sério até o final? o que seria do recorde mundial ? Acho que não há resposta para essa pergunta ...

Só por desencargo de consciência, vale lembrar que essa não é a prova mais forte de Bolt. É nos 200 m que o homem raio é especialista. Nesta prova, Bolt correu sério, e novamente não teve para ninguém, medalha de ouro e recorde mundial quebrado novamente. Aí o cara não aguentou , soltou o verbo e disse : " Sou o melhor de todos os tempos ". Vai discordar ?

Não satisfeito, ele e a equipe da jamaica ainda bateram o recorde mundial em conjunto, agora no 4x100 m . Eles transformaram o recorde antigo em pó, e mais uma vez Bolt teve atuação destacada.

Usain Bolt fez história e até hoje, é o único atleta a vencer três provas no atletismo e quebrar 3 recordes mundiais em uma mesma edição dos jogos olímpicos.

E essa foi a dinastia "phaenomenon", que vai ficar marcada para sempre na memória daqueles que acompanharam os jogos olímpicos e principalmente a Michael Phelps, Yelena Isinbayeva e Usain Bolt, os eternos imperadores de Pequim .

Chegando ao fim de mais um post, agradeço a deus por permitir que acompanhasse, ainda que pela tv, o desempenho destes mitos do esporte, que terão seus nomes eternizados e encantarão gerações e mais gerações de pessoas de todo o mundo.

Só o esporte consegue criar ídolos da noite pro dia.

Um abraço a todos.


Um país chamado China

Conhecendo um pouco mais sobre a China


A história da China não deixa mentir: lutas por independência, contra a censura do governo, e uma das ditaduras mais ferrenhas do planeta.

Desde o início dos tempos, a China teve sua história traçada pelas guerras entre suas províncias, que lutavam por ideais diferentes e agregavam novos valores a cada nova Dinastia que surgia.E não foram poucas,cada uma com suas peculiaridades.

A primeira das dinastias da China, foi a dos Três Augustos e os cinco Imperadores. Conhecidos também como os Três Soberanos, são considerados reis-deuses ou semi-deuses que usaram seus poderes mágicos para mudar a vida das pessoas. Este período foi marcado pela paz e pela prosperidade, lá pelos anos de 2850 a.C. a 2205 a.C.

Após este período, aconteceu a dinastia Xia, que finalizou um sistema de monarquia hereditária. Depois vieram outras dinastias subsequentes, como a Shang,Zhou,Quin ,Xin e etc.

No período depois de Cristo, após um período de conflitos entre os principados, cujos nobres não aceitavam as imposições dos reis, deu-se o início das dinastias modernas chinesas.

A primeira delas foi a Sui, que no ano de 580 conseguiu unificar os reinos. No anos de 618, esta dinastia foi substituída pela Tang,que teve como ponto marcante a contribuição significativa com o desenvolvimento cultural do povo chinês. Quando foram derrotados pelos árabes, no ano de 751, esta dinastia entrou em declínio e durou até 907.

Foi neste ano que uma nova dinastia mudou os rumos da China. A dinastia Sung elevou o crescimento econômico e estimulou o crescimento da cultura. Foi durante este período que a China teve seu "maior invento" descoberto, a pólvora.

Seguindo os pensamentos do Filósofo Confúcio, que afirmava que a natureza humana era boa, porém era denegrida pelo uso indevido do poder, a política chinesa foi direcionada a tal ponto de ocorrer uma unificação cultura do povo chinês.

Entre os anos de 1211 e 1215, mongóis invadiram a China e dão início ao seu próprio império, que passa a ser dividido em 12 províncias, porém o crescimento e o desenvolvimento do país foi proprocional ao das outras dinastias.

Em 1368, a resistência interna derruba a dinastia mongol e assumem o poder com o nome de dinastia Ming. Neste período, foi realizada uma nova política governamental que expandiu o território chinês para a Manchúria, Indochina e Mongólia. Com a chegada dos europeus, em 1516, a China entrou em decadência e em 1644 esta dinastia teve seu fim, após os confrontos com a invasão Manchu.

Após esta invasão, uma nova dinastia imperou no território chinês. Esta foi a última grande dinastia Imperial do país, e foi denominada dinastia Qing. Após a revolução de 1911, uma nova República da China foi estabelecida e o último imperador da China, Puyi, abdicou.

Marcada por centenas de conflitos, guerras civis e outros protestos, a Repúbluca da China foi substituída pela República Popular da China, em 1 de outubro de 1949, por Mao Tsé-Tung. Os primeiros anos do novo governo, foram direcionados à reconstrução do país. A reforma agrária foi o primeiro passo, em seguida o controle da inflação, e as medidas mais drásticas foram a proibição da Poligamia e a ampliação dos direitos sindicais.

Durante o governo Mao Tsé-Tung, a China se aliou à URSS na guerra fria, e participou da Guerra da Coréia em 1950 e 1951 ao lado da Coréia do Norte, contra os EUA e a Coréia do Sul. Foi neste período também que a China ocupou e anexou o Tibete ao seu terrritório.

A China recebeu bastante ajuda soviética: dinheiro, armas, tecnologia, engenheiros, médicos e pesquisadores. Os chineses tentavam construir o socialismo de acordo com as receitas da URSS. Foram criadas cooperativas rurais e fazendas do Estado, milhões de adultos aprenderam a ler e escrever, e a indústria pesada foi priorizada o que a fez ter um crescimento razoável.

partir de 1952, com enormes manifestações operárias de apoio ao governo comunista, grandes empresas foram expulsas pelo Estado; pouco a pouco já não havia mais burgueses na China.

Em 1952, Mao Tse-Tung é afastado do poder pelo PCC pelo fracasso do ultimo projeto. Liu Shaoqi é escolhido presidente em Abril de 1959. Tse-Tung, porém, continua tomando decisões em relação à política externa do país, intensificando as criticas à URSS.

A partir de então, foram surgindo as primeiras evidências do conflito entre os chineses e os soviéticos. A URSS suspende a ajuda econômica e militar à China. Em 1960 chegam a acontecer violentos incidentes militares, nas fronteiras desses países.

Já desde 1959, Shaoqi, presidente do país, e os dirigentes partidários favoráveis a uma política econômica mais tradicional, disputavam poder com Mao Zedong (Mao Tse-Tung).


Em 1966, se inicia um período de intensos conflitos políticos e ideológicos. Então Mao Tse-Tung, para consolidar sua influência no partido e no governo, lança a Grande Revolução Cultural Proletária. O movimento se espalhou rapidamente por todo o país. Tinha o apoio de todo o exército e de seu chefe,Lin Piao, além da juventude urbana, a Guarda Vermelha. Mao tinha um objetivo prático aplicando essa política, limpar o PCC e incentivar os jovens a fazer mudanças políticas para deixar a administração menos elitista em áreas como: educação, saúde (ver Médicos de pés descalços e cultura.

A Revolução Cultural teve grande repercussão na vida chinesa e causou desordem no país por um bom tempo. Fora do país foi inspiração para outros movimentos radicais.

Em 1984, Deng Xiaoping propôs aplicar o princípio de dois sistemas econômicos em paralelo, o sistema centralizado e comunista e o sistema de mercado livre de capitais, embora sujeito a controlo por parte das autoridades governamentais.

Lançado em Hong Kong nas negociações com a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher sobre o futuro de Hong Kong quando o contrato de arrendamento dos Novos Territórios(incluindo Nova Kowloon) de Hong Kong para o Reino Unido expirasse em 1997. O mesmo princípio foi proposto nas conversações com Portugal sobre Macau.

O princípio é que, após a reunificação, apesar da prática do socialismo na China continental, Hong Kong e Macau, que eram antigas colônias do Reino Unido e de Portugal, respectivamente, poderiam continuar a praticar o capitalismo sob um alto nível de autonomia por 50 anos após a reunificação.

O estabelecimento dessas regiões, chamadas de Regiões Administrativas Especiais (RAEs), é autorizado pelo Artigo 31 da Constituição da República Popular da China, que diz que o Estado pode estabelecer RAEs quando necessário, e que os sistemas a serem instituídos nelas deve ser decidido por lei decretada pela Assembleia Popular Nacional.

Quando estudamos a China, não podemos deixar de estudar outros dois pontos importantes: O primeiro deles é o Budismo, que teve forte influência nas manifestações artísticas chinesas como a literatura, a pintura e a escultura. O segundo é a Grande Muralha da China, que foi levantada, antes do século III A.C, com o propósito de defender os principados contra as invasões de seus inimigos. Foi reconstruída ente os séculos XV e XVI cruzando o país de leste a oeste.



Depois de um tempo sem postar, acho que este valeu a pena. Obrigado á Wikipédia e outros sites sobre a cultura chinesa por disponibilizarem um conteúdo tão rico de informações, e permitirem que posts como esses, tenham um valor informacional muito grande !

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Parece que nem todo mundo aprende a lição!

Demorou apenas dois dias para as primeiras "novas" declarações polêmicas partirem das Laranjeiras. Pra variar, os autores são Thiago Neves e Reinight Gaúcho.

Renato encheu a boca e disse que uma das vagas para a libertadores do próximo ano é do Fluminense. Após o treinamento de hoje nas laranjeiras, o treinador mandou um recado para seus adversários: " Eles que se cuidem" - profetizou o treinador.

O objetivo do clube no momento, é a vaga para a competição continental do ano que vem. O Fluminense ocupa a ÚLTIMA colocação do campeonato brasileiro com 3 pontos. 16 a menos que o líder Flamengo.

"O Fluminense vai buscar no mínimo a vaga na Libertadores e chegar entre os quatro. E não falo da boca para fora. E hoje o Fluminense só tem três pontos. Quem está lá na frente pode se preocupar porque o Fluminense vai brigar. E pode me cobrar. Nunca fui um homem de me esconder. Lá na frente podem me cobrar. O Fluminense vai buscar esta vaga. Uma das vagas será do Fluminense. Eles que corram atrás das outras"- prometeu o treinador.

A declaração no entanto, possui uma informação que não é 100% verdadeira, assim como Renato:

"E pode me cobrar. Nunca fui um homem de me esconder"

Será que ele não lembra das vezes em que prometeu andar nú pelo Rio de Janeiro e não cumpriu com o que foi pedido ? A única promessa "paga" por Renato, e que todos devem se lembrar, foi a de ir ao churrasco de comemoração da vitória por 3 x0 do Flamengo na primeira partida da final do campeonato brasileiro de 82. Na ocasiao, Renato era jogador do Botafogo, e a presença dele no churrasco Flamenguista deu um bafafá danado.

Em um dos raros momentos de lucidez, o treinador admitiu: " O maior problema é levantar a cabeça dos jogadores. Agora é hora de dar moral a eles. Eles sentiram, sim. É normal".

Renato já provou que tem muitas qualidades como técnico, isso é inquestionável. Mas ele precisa parar com essa história de Renato "picão de ouro" e baixar a bola quando for preciso.

Por que no te Callas Renato?

Thiago Neves foi outro que não gostou nem um pouco de saber da felicidade instalada na Gávea. Para ele, faltou respeito e reprovou a atitude dos rubro-negros. Mas pera aí, quem é Thiago Neves para reprovar a atitude de alguém ? Talvez ele não lembre das besteiras que ja fez, como mandar Christian se cuidar pois o Flamengo, segundo ele, ia cair de divisão. Thiago já dançou créu para a torcida do Flamengo e achou tudo normal. Acredito que ele deveria pensar e jogar mais e falar menos. O problema de Thiago Neves na verdade não é nem esse. O Problema de verdade desse rapaz parece ser com papel e caneta. Ele não pode ver um contrato que sai logo assinando... tsc tsc ... vai entender ....


A saga do chororô continua

Desta vez o chororô veio à tona pelo volante carniceiro Túlio, do Botafogo. O jogador disse que torcia para o Fluminense para não ver a alegria que tomou conta dos rubro-negros com a vitória da LDU. O Flamengo parece ser mesmo o trauma deste homem. Até quando não tem nada a ver com a situação, é sempre lembrado por ele. A felicidade do volante só seria completa no dia que ele jogasse pelo clube da Gávea, lá no ano de dois mil e vinte nunca !

Abraço a todos os visitantes!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Quem tudo quer, Nada Têm !







O Fluminense não "aprendeu a lição" e conseguiu perder a final para a LDU. O clube tricolor, assim como a seleção brasileira e o Flamengo, menosprezou seu adversário e entrou confiante de que a vitória era questão de tempo.

Durante a semana da decisão, foram várias declarações partindo das laranjeiras, que mostravam o quão confiantes estavam os tricolores. Ao mesmo tempo, era possivel "ver" um ar de superioridade dos jogadores e principalmente do técnico Reinight Gaúcho. O único que estava preocupado com o clima de oba-oba, era o diretor de futebol, Branco. O ÚNICO.

Seguem aqui algumas frases:


" Se precisar fazer um gol, nós vamos fazer. Se precisar de quatro gols, nós também vamos fazer " Dizia Renato Gaúcho

Na semana passada, ao término da primeira partida, com o resultado de 4 x 2 para a LDU, o meia Thiago Neves afirmou:
" Eu tenho certeza que esse gol que eu fiz foi o gol do título!" Uma prova dessa super confiança
e total menosprezo com o time do Equador.

Renato Gaúcho continuava soltando as suas: " Aposto que o Caio Júnior gostaria de trocar de lugar comigo. A liderança pela final da Libertadores".

Aposto que Caio Jr não gostaria de estar na pele do Renato, não é pessoal ?

Agora essa pergunta deve ser invertida, e Caio Jr deveria perguntar ao Reinight se ele gostaria de trocar uma lanterna pela ponta da tabela.

Não satisfeito, Renato soltou mais uma: " Se o Fluminense for campeão da libertadores, vai brincar no brasileiro!" É brincadeira dele não é ? acho que ele menosprezou tanto a LDU, que não pensou na possibilidade da equipe equatoriana vencer o jogo. E se deu mal. Vamos ver agora o que o Fluminense vai arrumar, quer dizer, de que o Fluminense vai brincar no brasileiro. Acredito que seja esconde-esconde, e no escuro ainda. O tricolor leva uma vantagem nessa brincadeira pois já está com a lanterna na mão.

Pelo lado da LDU, ouvi uma declaraçao do técnico deles, em relação a este clima de oba-oba que cercava o jogo:

" A equipe do Fluminense precisa lembrar que o jogo está 4x2 para nós. Não sei porquê estão tão confiantes. O time deles pode até ser melhor, mas para ganhar este campeonato, eles vão ter que nos matar" - esta é uma declaração que demonstra confiança, sem menosprezar o adversário.


Atitudes como as do Tricolor culminaram na derrota em pleno maracanã, ainda que nos pênaltis. O Fluminense se lançou sem disciplina tática ao ataque, e sofria com os contra-ataques. Confesso que na hora da falta que culminou no 3° gol da equipe carioca eu disse: " Se esse mascarado ( Thiago Neves) fizer o gol, vou torcer para o Fluminense." Não é todo dia que um jogador chama para si a responsabilidade e faz 3 gols. Numa final de Libertadores. Parabéns ao Thiago Neves.

Mas no jogo de ontem, quem se destacou pelo Fluminense foram o lateral incansável Junior César e o super zagueiro Thiago Silva. Os melhores em campo. A decepçao ficou por conta de Washington, que brigava com a bola, e com Conca, de quem sempre se espera mais.

Guerrón, Bolaños e o argentino que comandava o meio campo da LDU foram os destaques equatorianos.

Parabéns também para Cevallos, por algumas defesas durante a partida e pelas cobranças de pênalti.

Ps: Chororô continua vivo no Rio de Janeiro

Logo após o término da partida, o cartola Roberto Horcades culpou o árbitro pela eliminação. O árbitro errou? sim, errou no pênalti não marcado em Washington. Quem garante que caso fosse marcado, seria convertido ? Os bandeirinhas erraram também. Um impedimento mal dado em Cícero, que poderia levar perigo, poderia. O erro crucial da arbitragem foi o gol mal anulado de Bieler, que nao estava impedido. Chamar o juiz de ladrão e culpar a arbitragem, parece uma maneira "inteligente" de omitir os fatos e desviar a atenção por causa da derrota.


Vale lembrar que erros de arbitragens são comuns, e um juiz não rouba, ele erra. E têm o direito de errar. O DEVER dele é não errar, mas é humanamente impossível.


Enfim pessoal, parabéns a LDU por essa conquista.


Ps2: Qual a marca de material esportivo que todo tricolor odeia ?

"Pênalti" !






Ps3: Quem foi que disse que o Fluminense não vai ao Mundial ?



Ps4: Não to aguentando mais zoar os tricolores, mas quando o Flamengo perdeu do América-Mex, todos vieram com gracinhas, não só os tricolores, mas principalmente aqueles que mais têm inveja do mengão, e se dizer os "maiores rivais" do time na atualidade, só por causa das 2 finais de campeonato estadual. Estou falando é claro da turminha do Bostafogo, um time cuja história se resume a 1 comebol ( noooooossa!), um brasileiro ( teve erro de arbitragem nesse jogo bando de chorões?) e uma Teresa Herrera, que todo botafoguense fala, mas quase nenhum viu.
Vamos dar sequencia ao post com as notícias do dia:
POLÍTICA
Colômbia: Libertadores entregam mulher desesperada. Brasil: Mulheres desesperadas entregam Libertadores.
VIAGEM: Flu já faz as malas. Cada um vai pra um lado.
CAOS AÉREO: Vôo para o Japão termina em Washington.
TRÁFICO: Dodô admite: cafeína é melhor que pó-de-arroz.
COMPORTAMENTO: Renato Gaúcho: "Seria ótimo a gente ter dado de quatro". TELEVISÃO: Bolaños acabou com o Flu. Chaves é vascaíno.
CULINÁRIA: Panetone Maracanã: como deixar 90.000 frutas cristalizadas.
VESTIBULAR: Aula de español. Palavras de hoje: Cabanãs, Bolaños, Vergoñas.
OBITUÁRIO: Uma semana sem Dona Ruth: Fernando Henrique continua chorando. PROPAGANDA: O melhor plano de saúde é viver sonhando.
O SEGUNDO é a Unimed.


Brincadeiras à parte, vamos ver se o Flu se recupera. Time eles tem, vamos ver se o lado psicológico vai estar abalado.


Forte abraço a todos !







quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mais uma vez parabéns ao tricolor carioca !

Sem jogar um futebol de encantar, looooooonge disso, o Fluminense realizou um feito que ninguém conseguia, desde os tempos de Pelé, eliminar o temido Boca Juniors.

Tá certo que o resultado não mostra bem o que foi o jogo, mas o Flu fez por merecer, e conseguiu vencer por 3 x 1, com gols de Washington, Conca e Dodô. Martín Palermo descontou para o time argentino.
O Tricolor porém, confirmou o que pudemos( pelo menos eu ) perceber desde o jogo contra o São Paulo. O time parece estar contando com a ajuda dos deuses, com sorte de campeão. Contra o tricolor paulista, conseguiu a classificação "chorada"( mas este é um choro bem diferente da conotação que existe no futebol brasileiro hoje em dia, em função de um certo time .... buáááá ) nos acréscimos.
No primeiro jogo contra o Boca, na Argentina, o time arrancou um empate heróico de 2 x 2, com uma partida sensacional de Riquelme pelo Boca, e Fernando Henrique pelo Fluminense. Ontem, Fernando Henrique voltou a ter atuação de destaque, fazendo várias defesas que até ele deve duvidar. Talvez nem no replay ele consiga defender novamente. O Boca partiu pra cima do Flu o tempo todo, e o Flu esperava a hora certa para atacar. Os argentinos perigosamente tomavam conta do jogo, e o Fluminense se encolhia jogando com o regulamento debaixo dos braços, e Fernando Henrique debaixo das traves.
No segundo tempo, após levar o gol, o Fluminense mudou de atitude, e conseguiu melhorar um pouco, jogando com mais inteligência, e foi assim que venceu a partida. Aproveitou os espaços dados pela equipe argentina, e contava com um goleiro inspiradíssimo lá atrás.
O supercampeão Boca Junior sucumbiu ao "desconhecido" (na Argentina) Fluminense, que deverá provalvemente ser o campeão desta ediçao da competição.
Ás vezes, principalmente no futebol, é preciso respeitar seu adversário, por menos informações que você tenha sobre ele, por menos temor que tenha por ele, por mais que você tenha a certeza de que vai ganhar com facilidade. Futebol é uma caixinha de surpresas. É Fácil citar algumas "zebras" que chegaram em finais, muitas vezes em função do salto alto das outras equipes. Vamos lá :
Santo Andre
Paulista
Defensor
América - Mex
Liverpool na final de 81 contra o Flamengo
Milan contra o Liverpool ma final da Champions League
Bayern de Munique contra o Manchester em outra final de Champions
Palmeiras contra o Vasco na final da mercosul.
enfim, parabéns ao Fluminense, representante carioca da nação na copa libertadores e se tudo der certo, este título é do Brasil, mas principalmente do Fluminense.
PS: Nélson Rodrigues deve estar de porre em seu túmulo, em um frenesi sem igual. Se estivesse vivo, com certeza ontem ( e nos próximos dias ) seria um dos momentos mais inspirados do autor. Provavelmente escreveria best sellers, poemas reconhecidos em todo o mundo,tudo por causa de um amor inexplicável, digna de Sobrenatural de Almeida .

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Parabéns ao Guerreiro Tricolor.


Que partida fez o Fluminense ontem! Jogando a maior parte do tempo com garra e muita determinação, o tricolor foi por duas vezes buscar o placar, pois perdia de 1 x 0 e por 2 x 1, mas conseguiu o empate.
O Flu começou a partida jogando no campo do adversário e a partida era lá e cá. Mas quem abriu o placar foi o Boca, com o maestro Riquelme, que mostra cada vez mais que é um jogador diferenciado especialmente nesta competição. Não deu tempo nem de resmungar. O Fluminense chegou ao empate logo depois. Thiago Neves cobrou falta da direita e Thiago Silva completou de cabeça. Tudo igual. O jogo deu uma esfriada, mas o Boca era muito perigoso nos contra-ataques.
Em uma jogada pela esquerda, Junior Cesar tabelou com Thiago Neves e bateu cruzado, a bola passou rente a trave. Washington que aparecia livre no segundo pau, faltou chorar e reclamou com o companheiro.
O Boca também assustou com dois chutes de Chavez. E assim o resultado se manteve até o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo o Fluminense recuou perigosamente, e o Boca tomou conta do jogo. Não demorou para Riquelme, de novo ele, marcar o segundo gol, em cobrança de falta, que ainda desviou na barreira. O Fluminense se lançava ao ataque e o Boca aproveitava as bobeiras do tricolor carioca e chegava com muito perigo. Foi aí que o sempre contestado goleiro Fernando Henrique, começou a mostrar o seu valor, e salvar o time de tomar outros gols. Era cabeçada de Palermo, chute de palacio , Riquelme, ninguém conseguia "furar" a muralha.
Pelo Fluminense, Thiago Neves era o mais lúcido do ataque, e arriscava chutes de longe. E foi assim que o gol saiu. Percebendo que o goleiro não era lá essas coisas, Thiago arriscou uma vez, e com muita dificuldade o arqueiro defendeu. Na segunda, Thiago Neves contou com a sorte, com muito talento e claro com a colaboração do goleirinho argentino. Em bola alçada na área, Thiago Neves não subiu com os jogadores que disputavam a bola, e se posicionou mais atrás, para pegar a sobra, em um lance que mostrou ser um jogador diferenciado e muito inteligente. Fez a coisa certa. A bola sobrou limpa para ele, que soltou uma bomba, no meio do gol, na direção do goleiro, que tentou a defesa, mas acabou contribuindo para o gol de empate. Não foi um frango pois o chute foi muito forte, logo foi um Blanquet de Peru Light.
E assim terminou a partida. O Fluminense trouxe um empate muito valioso para o Brasil, mas não pode cometer o erro do Mengão e jogar para empatar, o time precisa vencer, afinal o Boca é o Boca, e eles tem o craque da segunda fase, Roman Riquelme.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Até quando algumas pessoas vão achar que são imortais ?


É sempre a mesma história, mudam apenas os personagens. A cada final de semana, principalmente feriados prolongados, é sempre a mesma coisa. Dezenas de pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito.
Quase sempre, principalmente nos acidentes do perímetro urbano, ou seja, salvo os casos que acontecem nas estradas e rodovias do país, as causas principais são em sua maioria as mesmas : Imprudência , excesso de velocidade , e a que cada vez mais as pessoas pensam ser apenas estatística, a embriaguez.
No caso do acidente da foto ao lado, onde os 4 ocupantes morreram na hora do acidente, peritos informaram que o motorista, assim como os outro ocupantes do veículo, voltavam de uma noitada em uma casa de shows em São João de Meriti, e a provável causa do acidente seria o excesso de velocidade. Mas seria apenas isso ? Quase sempre, nestes casos, as pessoas fazem questão de salientar que a mistura do álcool + direção, é a hipótese menos provável da causa do acidente.
Não sei se foi o caso desta vez, porém, a cada notícia deste tipo que leio, ouço ou vejo, me deixa cada vez mais indignado. Como é que os jovens podem pensar que depois de tomar umas e outras, terão as condições ideais para dirigir de volta para casa ? Quem é que são os amigos destas pessoas, que além de não instruírem seu colega a não beber porquê vai dirigir depois, acompanham o "louco" dentro do carro mesmo sabendo do risco iminente que todos estão correndo ? Onde está a educação, as instruções que este motorista recebeu durante o processo de obtenção da CNH, ou então a educação que receberam em casa?
Infelizmente, fatos como este são muito comuns e parecem não "assustar" quase nenhum motorista que bebe, e logo após dirige, mesmo sabendo dos riscos. No mínimo, estes acéfalos pensam(???) que mesmo sob efeito de álcool, ou melhor, durante os efeitos do álcool, se tornam mais fortes, mais conquistadores , mais alertas e mais "pilotos" como dizem por aí.
Acredito que estes acontecimentos, só servem para acabar com todos os planos de uma vida que uma destas vítimas faz; para acabar com o "chão" das famílias destas pessoas ; para deixar muitas pessoas, como eu, indignadas por saber que não será o último dos acidentes. Realmente é desesperador.
A única coisa que podemos fazer, é mandar pensamento positivo, e pedir que as famílias tenham força neste momento. Não procurem colocar a culpa em ciclano ou beltrano, mas que procurem ajudar de alguma forma, a alertar as pessoas que não existe a possibilidade de misturar direção com álcool.
O poder público também poderia investir pesado em campanhas de educação no trânsito, estudar medidas para que estes acidentes não ocorram mais.
Já que as campanhas eleitorais estão chegando, e como durante estas datas os candidatos estão mais sensíveis, e dispostos a mostrar serviço, estes senhores poderiam dar mais atenção a este problema, que parece não ter solução.
Enfim, fica aqui meu apoio á família das vítimas, desculpem se fui um pouco "duro" demais, mas a idéia é essa mesmo. Conscientizar as pessoas que álcool + direção não se misturam , e que estes acidentes não acontecem só com os outros, podem acontecer com todos.
Um abraço a todos os visitantes, e se possível, chamem todos aqueles que vocês conhecem, que têm este mal costume de misturar bebida com direção.

domingo, 25 de maio de 2008

Parabéns Ao Manchester United, Campeão da Champions League. Três Vivas para Cristiano Ronaldo !


Depois de inaugurar o Blog na manhã de quarta-feira, mal sabia eu que aquele dia 21 de Maio de 2008, não seria marcado apenas pelo aniversário de um companheiro, um amigo, mas seria um dia de fortes emoções.


Nunca um consulta médica foi tão odiada por mim. Marcada para ás 16:00, a consulta me faria perder um pouco do "joguinho" que estava acontecendo em Moscou, entre Manchester United x Chelsea. Antes eu perdesse um pouquinho do jogo apenas.


O que aconteceu comigo ali, precisamente ás 15:50, foi uma sessão de tortura digna de segunda guerra mundial. Ao chegar lá, fui informado que a consulta seria um pouco depois do previsto, logo, perderia um pouco mais da partida.


Minha salvação era a TV do local, em que o filme Higschool Musical ironicamente era a trilha sonora daquele martírio. Indignado, recorri a recepcionista para saber da possibilidade de mudar de canal. A atendente informou que se não houvesse ninguém assistindo "aquilo", eu poderia mudar de canal.


Rápida e discretamente, dei uma espiadinha nas pessoas que estavam no local, e percebi que apenas uma estava totalmente concentrada no musical da Disney. Era uma meninha serelepe de uns dez anos. A cena da menininha cantando e dançando partiu meu coração, e resolvi desistir da idéia de trocar de canal, provisoriamente.


Três vivas á tecnologia!

Peguei a melhor invenção humana para aquele momento, o grande telefone celular. Liguei rapidamente para meu pai informante, que me deixara mais nervoso após a ligação. Ele falou que o Manchester já ganhava de 1 x 0, gol de quem ? um brinde para quem disse Cristiano Ronaldo.


Fiquei mais nervoso ainda. Foi quando a tal garotinha serelepe foi chamada para sua consulta. Sem pensar, me dirigi novamente até a atendente, e avisei que não havia mais ninguém assistindo ao tal filme e ela me deu sinal verde para mudar de canal. Meu sofrimento acabaria naquele momento.


Não! Não acabaria não! Quando coloquei no canal que transmitia o jogo, uma surpresa para me deixar ainda mais enfurecido ( enfurecido mesmo ). A imagem do canal era uma beleza. Uma chuva de pontos cinzas, parecia a tela do filme O Chamado, perfeita. Mas além de não mostrar os lances do jogo, também não era possível ouvi-lo.


Novamente meu celular foi meu aliado, e de dez em dez minutos eu recebia noticias atualizadas do jogo. E foi assim até o final do jogo. Detalhe, a consulta era ás 16 hs. O jogo era ás 15:45 . O jogo acabou, e para me deixar mais "feliz", eu não havia sido atendido até o final do jogo. Era um plus para o aumento da minha raiva latente.


Conformado, fui atendido com um "certo atraso" de acordo com o médico, pois aquilo não acontecia com frequência. " Foi só hoje" disse o infeliz doutor para elevar á ultima potência a minha indignação.


Fora isso, fica aqui meus parabéns ao Manchester United, e principalmente ao craque lusitano Cristiano Ronaldo, que será nomeado o melhor jogador do mundo, isolado e sem concorrência.

Ninguém no Planeta jogou mais futebol do que este Gajo. Depois de uma incrível temporada no ano passado, marcando muitos gols, e levando o Manchester á conquista da Premiership, o superjogador fez melhor ainda nesta temporada. Campeão e artilheiro da Premier League, campeão e artilheiro da Champions League, um dos maiores goleadores da história do Manchester United em uma única temporada e consequentemente, será o melhor do mundo.

Parabéns ao Manchester e que Cristiano Ronaldo continue jogando esse futebol digno de um jogador que tem tudo para marcar seu nome na história do futebol, como um dos maiores de todos os tempos.